quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Um Problema Sério

Em cursos e oficinas de HQ ou mangá com duração maior que um mês, costumo dedicar um tempo para o estudo de técnicas de roteiro. Como eu sempre digo, não dá pra ensinar a ter idéias novas ou inovadoras, mas sim as melhores maneiras de se contar uma história. No entanto, é comum que se esbarre em um problema grande logo no começo: muitos alunos não sabem como começar. Alguns reclamam que não conseguem pensar em nada, em ter idéia alguma.

Aí, forçando, aparecem histórias do tipo: Herói diz que é forte e o vilão diz que vai acabar com ele. O herói dá um golpe mortal e comemora vitória. Meu Deus!!! E vi isso dezenas de vezes. A história se limita a duas pessoas trocando golpes. Nem um video game antigo consegue ser tão raso.
Essa pobreza de idéias tem uma origem básica: Os alunos não lêem quase nada. E o que lêem, não foram ensinados a interpretar.

Na internet, passam o olho correndo em notícias curtas. Ao escreverem, usam abreviações e gírias estúpidas repetidas vezes e nunca aprendem a desenvolver uma argumentação coerente em texto corrido. Cometem erros de português inacreditáveis e às vezes confundem letras maiúsculas com minúsculas, sem saber quando se usa uma ou outra. Claro que esse é um problema de toda a sociedade, não apenas de alguns adolescentes.

A origem dessa falta de idéias e incapacidade de se expressar de modo claro usando palavras corretamente é uma só: falta de leitura. Tem que ler livro, jornal, revista informativa, quadrinhos. Jogar menos, perder menos tempo com MSN, Orkut, fórum... Ter mais cultura geral, não se limitar aos pobres currículos escolares... Ter mais interesse em informação, não ficar só no "ouvi falar". Faltar cultura - e pior, faltar interesse em ter cultura - é a pior coisa a se perceber em alguém que deveria estar aprendendo tanta coisa.

Por isso, para quem deseja trabalhar com quadrinhos, ilustração, texto, comunicação ou arte (ou qualquer coisa que seja), meu conselho é um só:

LEIA MUITO!!!

Nenhum comentário: