terça-feira, 2 de setembro de 2008

Os Doze Trabalhos da Biblioteca Érico Veríssimo

Hércules (ou Herácles) é um herói muito popular. Suas proezas já foram narradas por gerações, desde Homero, Monteiro Lobato até os Estúdios Disney. Certamente é um desafio produzir mais uma versão criativa do mito, depois de tantas outras.

Partindo de fontes confiáveis, próximas ao mito original, consultamos o livro Mitologia Grega Vol. II do consagrado pesquisador Junito de Sousa Brandão. Além da origem, encontramos a principal epopéia do herói, Os Doze Trabalhos, um conjunto de doze provas impostas pelo rei Euristeu e bravamente realizadas por Hécules. Escolhemos esta saga como tema principal para elaboração de histórias para nosso fanzine.

Após a leitura completa, cada aluno escolheu uma façanha para ilustrar, interpretando, cada qual, sua versão própria da narrativa.

Alguns
trabalhos mantiveram o tom épico, com desenhos realísticos, como a versão dos alunos Kleberson Uchiha, 15 anos e Rafael Martins, 16 anos para o combate contra a Hidra de Lerna e a Captura das Éguas Antropófagas do Rei Diomedes.

Outros, preferiram criar uma versão humorística do mito, como fez o aluno Samuel Magalhães, 16 anos, que ilustrou a Captura da Corsa Cerínea.
Também houve misturas entre os estílos realístico e cômico, criado pelo aluno Guilherme Borges, 16 anos, que ilustrou a Busca ao Cão Cérbero, abusando da linguagem coloquial , aproximando o mito clássico ao universo contemporâneo do jovem.

Nenhum comentário: